RESENHA - "O gênio do crime" de João Carlos Marinho.



                 Essa indicação é muito especial para mim. Foi meu primeiro livro lido ainda na infância. “O gênio do crime” do escritor João Carlos Marinho foi publicado em sua primeira edição no ano de 1969. Eu li a 49ªedição. Ou seja, esse livro atingiu várias gerações. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
SINOPSE: Este é o livro que inaugurou a turma do gordo. Seu Tomé é um homem bom, proprietário de uma fábrica de figurinhas de futebol. Existem as fáceis e as difíceis, fabricadas em menor quantidade. Quem enche o álbum ganha prêmios realmente bons. Mas surge uma fábrica clandestina que fabrica as figurinhas difíceis e as vende livremente. O número de álbuns cheios aumenta e seu Tomé não tem mais capacidade de dar todos os prêmios. Há uma revolta, as crianças querem quebrar a fábrica. Edmundo, Pituca e Bolachão, e mais adiante, Berenice, entram em cena para descobrir a fábrica clandestina. Acontece que não se trata de simples bandidos. A quadrilha é chefiada por um gênio do crime. A cabeça do gordo é posta para pensar, travando-se um espetacular duelo de inteligências, que começa pelo incrível sistema de seguir pelo avesso. Um livro que, de saída, conquistou o Brasil.


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Esse livro me marcou muito, não só por ser o primeiro que li, mas também porque a aventura desses meninos é maravilhosa. Hoje, enquanto relia o livro, me diverti tanto quanto a primeira vez. Se quando criança me diverti imaginando viver aqueles perigos e investigações que a turma do gordo enfrentaram, hoje tive a sensação de voltar a minha infância. E por mais que eu não tenha vivido na década de 60, criança sempre se identifica com outra criança. Esse é um livro que continuo recomendando a todos os públicos. Livro para ser lido em apenas um dia, mas de forma muito prazerosa. ⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E aí já leu esse livro? Gostou da recomendação? Comenta aqui 😉

Comentários