RESENHA - "O diário de Anne Frank"
Minha indicação de hoje é “O Diário de Anne Frank”.
Sinopse: "É a história real de uma garota judia chamada Annelies Marie Frank (1929 – 1945) de 13 anos que ficou escondida com a família durante a ocupação nazista da Holanda."
⠀ Confesso que o livro me marcou mais do que eu esperava. Apesar de já ter uma boa noção prévia do texto, é muito diferente saber a história e ler o diário de uma pessoa vivendo ela. Podemos encontrar na obra, alguns dos episódios mais marcantes da Segunda Guerra Mundial, narrados por uma espectadora desses eventos (considerando que ela se informava de tudo o que estava acontecendo fora do anexo pelo rádio). Dois desses eventos são o “Dia D”, em 06 de Junho de 1944 (desembarque dos Aliados na Normandia, França; Operação que deu inicio a liberdade de parte da Europa) e o atentado à Hitler, em 20 de Julho de 1944 (chamado de operação Valquíria; Coronel Claus Von Stauffnberg tentou matar Hitler com uma bomba dentro de sua pasta na cabana Toca do Lobo, Wolfsschanze, Quartel General Secreto de Hitler na Prússia Oriental). Sobre esses eventos, indico dois filmes: “O resgate do soldado Ryan” de 1998, estrelado por Tom Hanks. O foco do filme em si não é somente o Dia D, porém nos da um bom panorama em sua cena de abertura. O segundo é “Operação Valquíria” de 2008, estrelado por Tom Cruise no papel do coronel responsável pelo ataque.
⠀⠀ Amo história e este é um dos motivos de ter gostado tanto do livro, pois me possibilitou aprofundar e entender um pouco o sentimento da época. Porém não posso deixar de dizer que conhecer um pouco da intimidade de Anne, também foi fascinante. Vemos o desenvolver da sua adolescência e amadurecimento de escrita ao decorrer do seu diário. Senti suas inseguranças e aflições próprias da juventude, somadas ao período terrível em que estava vivendo. Chorei com os inúmeros momentos em que ela se imagina após a guerra (sonhava em ser escritora e jornalista), e nos momentos que diz ter muita vontade de viver, sabendo que ela não sobreviveu a esse mal. Por fim, digo que essa leitura é fundamental para compreender a história e o antissemitismo.
Você já leu? O que achou desse livro? Comenta aqui em baixo e vamos conversar sobre ele!!!
Comentários
Postar um comentário