Me ajuda a ler?
Esse blog nasceu de uma necessidade pessoal, mas acredito servir a muitas pessoas. Quando eu era criança, estudei em um escola municipal de Curitiba/PR que tinha os famosos "Faróis do Saber". Era uma biblioteca linda imitando um farol em sua construção. Esta, em especial, não muito grande, tinha 3 andares ligados por uma escadaria em espiral. Cada andar com sua temática de livros. Era realmente encantador gastar tempo lá dentro.
Certo dia a professora nos mandou fazer um trabalho de pesquisa em grupo. Eu e meus colegas marcamos de ir no contra turno da escola neste farol. Sim meus queridos, no meu tempo de estudante as pesquisas eram feitas em livros e mais livros, devidamente ordenados em uma biblioteca, com o controle da "tia do farol" (bibliotecária) nos ajudando a achar os títulos necessários para cada pesquisa. E é claro, controlar a bagunça desses grupos de amigos. Enfim feita a pesquisa, eu continuei curiosa sobre o lugar. Vi tantos livros amontoados, coloridos, pequenos, enormes... foi amor a primeira pesquisa.
Mas, como nem tudo é perfeito, eu não sabia por onde começar a ler. Acredito que até hoje não tenho essa resposta. Na época eu tinha por volta dos meus 9 anos de idade. Minha família sempre foi muito amorosa e unida, mas quase nenhum deles tinha interesse em leitura. E, como sempre fui um poço de timidez, nem ao menos pedi alguma indicação para a tia do farol. Então comecei a emprestar livros a esmo. As vezes porque a capa me chamava a atenção, ou porque tinha figurinhas, ou até mesmo porque me perguntava o que teriam para dizer alguns livros enormes. Existiam tantas palavras assim no mundo? Infelizmente, dessa época lembro apenas de um livro que me marcou — minha memória nunca ajudou muito. Porém, algo em mim se criou: a vontade de ler, mesmo sem apoio ou indicações. E esse costume, de querer ler tudo o que vejo sem motivo algum, me seguiu na adolescência e até mesmo hoje na vida adulta.
Ainda não conheço todos os clássicos, nem todos os Best Sellers, nem todos os cults, nem mesmo todos os "livros para ler antes de morrer". Mas a vontade de conhecer todos ainda está muito viva. Espero que com esse espaço possamos nos ajudar. Eu indico pra você e você indica para mim, o que acha?
E aí, pronto(a) para me ajudar a ler?
Jeh.
Comentários
Postar um comentário